logo prefeitura adelandia

A Cidade

Adelândia é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Sua população estimada em 2004 era de 2.522 habitantes.

História

Primeiro a capela em louvor de São Sebastião. Depois uma pequena escola que servia aos moradores das fazendas da região de Mossâmedes, próxima ao Rio Turvo. A perspectiva de trabalho na pecuária e agricultura atraía cada vez mais pessoas. Assim, em 1962, surgiu Adelândia. A denominação é uma homenagem à dona Adélia, mulher do fazendeiro Domingos Alves Sobrinho, que doou as terras onde se formou o núcleo populacional.

A população era constituída essencialmente de trabalhadores rurais. Ainda em 1962, o povoado foi elevado à condição de distrito de Mossâmedes. Em 30 de dezembro de 1987, com a Lei nº 10.396, finalmente foi emancipado, tornando-se município. O hino do município de Adelândia foi escolhido através de concurso público, tendo sido eleito o de autoria da então professora na época a Sr.ª Waldir da Silva Avelar.

Na primeira eleição direta de Adelândia, foram eleitos para Prefeito Lourival Lobó e Vice-Prefeito Francisco Quintiliano de Avelar Filho. Na eleição seguinte foi eleito Antonio dos Reis Pereira e posteriormente Andre Gomes Duarte, já falecido. Na eleição seguinte foi eleito novamente Antonio dos Reis Pereira, seguido por Mauricio Martins de Freitas e posteriormente foi eleito o senhor Victor Leonardo de Lima Soares por dois mandatos, através de reeleição. Após isso foi eleito Joaquim dos Reis e em 2020, foi eleito Edson Vieira de Paula, o Edinho do Laticínio.

     

Adelândia ainda, em meados da década de 80 em razão da fertilidade de suas terras e grande produção de feijão foi denominada de "Capital do Feijão", tendo essa marca histórica presente em sua bandeira municipal.

Economia

A economia de Adelândia é formada basicamente da agropecuária e de pequenas empresas, tendo um potencial muito grande na bacia leiteira no cultivo de bananas e produção cerâmica mas basicamente produção de tijolos sendo 04 empresas do gênero de cerâmica; Já na área de laticínios consta uma empresa uma das mais prospera da região, ha um potencial muito grande também nas confecções de roupas e facções. Estas empresas e a produção agropecuária geram direta e indiretamente centenas de empregos a população adelandense, na área comercial destaca se empresas variadas. Há também uma grande concentração de pequenas propriedades rurais com isso fixando a economia na região, há também a usina de álcool e açúcar estabelecida em Anicuns a 25 km revertendo centenas de empregos para a população adelandense e para agropecuaristas da região tendo em vista que a mesma loca as terras dos mesmos.

ACOMPANHE NOSSO INSTAGRAM @GOVERNOMUNICIPALDEADELANDIA